Qual é a função da bomba de engrenagem?

bomba de engrenagem

A bomba de engrenagem é conhecida e requisitada por variados setores industriais. Afinal, bombeiam diversos tipos de fluidos, indispensáveis para os processos de produção. Para ajudá-lo a entender mais sobre a função e importância desse equipamento hidráulico, a Hydraulic Systems reuniu os principais pontos neste artigo. Confira!

O que é bomba de engrenagem?

Antes de saber mais sobre a função da bomba de engrenagem é essencial entender o que é esse equipamento. O modelo, integra sistemas hidráulicos e é responsável por converter energia mecânica em hidráulica. Dessa forma, conta com carcaça, canais de entrada e saída, além de duas engrenagens, que funcionam como mecanismo para bombeamento de líquidos.

Saiba mais sobre os principais modelos

No mercado há dois tipos principais de bomba de engrenagem: interno e externo. Conheça quais são as características e aplicações de cada um deles!

Bomba de engrenagem interna: 

bomba de engrenagem

O modelo trabalha com diferentes substâncias, até mesmo corrosivas. Em relação aos diferenciais, a bomba de engrenagem interna possui excelente tempo de vida útil, baixa pulsação de fluxo e bombeamento reversível. Por fim, é comum a utilização em empilhadeiras elétricas, prensas e outros tipos de máquinas hidráulicas não móveis. 

Bomba de engrenagem externa:

bombas de engrenagens

Por outro lado, a bomba externa conta com as duas engrenagens localizadas na carcaça. As aplicações são: em elevadores, além de bombas de lubrificação e de óleo motor. Bem como são conhecidas pelo baixo investimento inicial, variedade de velocidades e capacidade de operar em altas pressões.

Conheça as aplicações do equipamento

bomba de engrenagem

Esses equipamentos são conhecidos por atenderem aos mais variados tipos de líquidos, como: solventes, xaropes, tintas, querosene, vernizes, cosméticos, ácidos, graxas, refrigerantes, leite, diesel, diversos tipos de óleo e muito mais. 

Ou seja,  a bomba de engrenagem é uma opção versátil, por isso, muito utilizada por diversos segmentos industriais. Por exemplo: no setor de agricultura é útil durante a fabricação de tratores, transplantadoras, pulverizadoras, adubadoras e outras máquinas.

Além disso, está presente em produções alimentícias, têxtil, farmacêuticas, metalúrgicas e, é claro, na indústria petroquímica, essencial para bombear óleos variados.

Afinal, como funciona uma bomba de engrenagem?

A bomba de engrenagem atua através da movimentação das engrenagens, que bombeiam o óleo hidráulico para a saída. Os dentes das engrenagens formam um vácuo, permitindo a ação. Portanto, durante a realização do trabalho, o motor aciona apenas uma das engrenagens, enquanto a outra se movimenta conforme a primeira peça.  

Por fim, o mecanismo deposita o líquido no espaço entre os dois dentes da engrenagem e, depois, o conduz até a área de sucção.

Agora que você já conhece tudo sobre bomba de engrenagem, está na hora de comprar o melhor modelo. Acesse o site da Hydraulic Systems e confira a linha completa de equipamentos. Oferecemos peças de alta qualidade, pontualidade na entrega e preço justo. Assim, será fácil encontrar tudo o que você precisa para montar o projeto hidráulico perfeito!

Deixe um comentário