Válvulas Hidráulicas: quais utilizar para cada projeto

valvula

Um projeto hidráulico, independente do segmento, demanda equipamentos de alta qualidade para que ele tenha o desempenho desejado. Por isso, saber quais válvulas hidráulicas utilizar é muito importante. Neste texto, separamos para você algumas das principais válvulas e suas aplicações. 

Confira os principais modelos de válvulas hidráulicas

válvulas hidráulicas

Válvula Borboleta

A válvula borboleta é um tipo de válvula hidráulica que se caracteriza pela presença de um disco montado em um eixo. O funcionamento dessa válvula é bastante simples: quando o disco está paralelo ao fluxo do fluido, a válvula está aberta, permitindo a passagem.

Quando o disco é girado de modo a ficar perpendicular ao fluxo, a válvula se fecha, bloqueando o fluxo. Este mecanismo torna a válvula borboleta especialmente útil para controle de fluxo.

Uma das principais vantagens da válvula borboleta é a sua eficiência em sistemas de baixa pressão, bem como sua capacidade de rápida operação. Além disso, geralmente ocupam menos espaço e são mais leves do que outros tipos de válvulas, como as válvulas de gaveta, o que pode ser um fator crucial em determinadas aplicações industriais.

A aplicação das válvulas borboleta é bastante ampla. Elas são comumente usadas em indústrias que lidam com líquidos e gases, incluindo:

  1. Indústria Farmacêutica: O controle preciso e a higiene são cruciais nesta indústria. As válvulas borboleta podem ser fabricadas em materiais que atendem aos requisitos de higiene e limpeza, tornando-as ideais para este setor.
  2. Indústria de Petróleo e Gás: Estas indústrias requerem válvulas robustas e confiáveis devido à natureza corrosiva e às vezes perigosa dos fluidos manipulados.
  3. Indústria Química: Similarmente, a resistência à corrosão e a capacidade de controlar uma variedade de substâncias químicas tornam as válvulas borboleta uma escolha comum.
  4. Indústria de Alimentos: A necessidade de manter padrões elevados de higiene e a capacidade de controlar com precisão o fluxo de líquidos tornam as válvulas borboleta uma opção viável.

Válvula Esfera

A válvula de esfera é uma válvula de controle de fluxo que possui um obturador na forma de uma esfera perfurada. Este obturador esférico está localizado dentro do corpo tubular da válvula. Uma das características mais marcantes da válvula de esfera é sua alta resistência, tornando-a adequada para aplicações em condições extremas, como as encontradas em indústrias navais e petrolíferas.

A principal função da válvula de esfera é controlar o fluxo de fluidos (líquidos ou gases) através de tubulações. A esfera possui um orifício (passagem cilíndrica) por onde passa o fluido. Quando a esfera é girada de forma que o orifício fique alinhado com a passagem da válvula, o fluxo é permitido (posição aberta). Ao girar a esfera de modo que o orifício fique perpendicular à passagem, o fluxo é bloqueado (posição fechada).

Válvula Gaveta: Ela possui pequena obstrução à passagem do fluido quando está completamente aberta. Tem sistema de vedação por obturador. São usadas em sistemas que não exigem abertura e fechamento a todo momento.

Válvula Globo: Ideal para sistemas com abertura e fechamento frequentes. Controla diversos níveis de vazão. Tem formato globoidal.

válvulas hidráulicas

Válvula Agulha: Parecida com a válvula globo em termos de funcionamento. Tem um plug agulha como elemento de vedação. Bastante usada em linhas de vapor.

Onde encontrar válvulas hidráulicas em São Paulo

Se estiver procurando pelo máximo de qualidade, conte com a Hydraulic. Contamos com uma excelente infraestrutura e com produtos de alto desempenho. 

Fundada em 1994, a Hydraulic Systems é uma empresa especializada na área de sistemas de óleo hidráulicos.

Atuamos principalmente com desenvolvimento de projetos, fabricação e start-up de unidades hidráulicas, cilindros hidráulicos e blocos manifold.

válvulas hidráulicas

Comercializamos toda linha de equipamentos hidráulicos a óleo, tais como: bombas, cilindros, válvulas, motores, acumuladores, trocadores de calor, e toda a linha de acessórios (manômetros, filtros, conexões, mangueiras, flanges, etc.)

Para ficar por dentro de dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra o que há de mais completo nesse segmento. 

Deixe um comentário